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Estrutura para a Aula de Artes Integradas

Título 

(busque um tema geral)


Apresentação do trabalho

As ideias, temas, conceitos, questões ou problemas levantados, devem ser amplos e gerais. Se for tratado algo específico, a equipe encontrará dificuldades de realizar a integração os conhecimentos. É preciso trazer a generalidade para trabalhar a especificidades dos componentes envolvidos. No momento da apresentação do trabalho, mostra-se também as possibilidades de desenvolvimento, o tempo/período a ser trabalhado, os artistas e obras de arte, quais relações com a comunidade fora da escola, os objetivos e metodologias.


A aula

A proposta desta aula pode ser desenvolvida em um dia de aula (50 min.) Ou em um período de uma semana ou mais, conforme sua complexidade.

(o que será trabalhado nessa aula, de qual sequência ela ‘pode’ estar vindo, ou não, objetivo, quais conhecimentos envolve, os diálogos que vocês se propõem fazer entre os pares, entre metodologias, conceitos, habilidades, competências, entre as áreas, sendo que não é necessário trabalhar todos esses elementos, vocês vão escolher por quais querem trabalhar. Metodologia escolhida, qual obra de arte e ou artista irão trabalhar). 


Atenção para processos: 

A inscrição é momento de apresentar a ideia, conceito, problema, tema e a obra de arte. E ver o que já se sabe sobre o assunto. Realizar uma sondagem, investigação sobre o tema. Outra possibilidade é criar discussões com os estudantes e, a partir das questões levantadas por eles, elaborar os pontos a serem trabalhados.

A edição é o momento do desenvolvimento da aula, em que há a ‘edição’ do tema, onde as conexões acontecem, o ir e vir dos diálogos. Envolve processo criativo, pesquisa, integração, prática, etc.

A comunicação é o momento de comunicar, de apresentar o processo ou produto para a comunidade escolar e também, para a comunidade de fora da escola.


Seguem as etapas:


Inscrição – apresentar ideia, problema, conceito, situação, tema, e, principalmente, a apresentação da obra de arte que será trabalhada com os estudantes.    Pode ser feito uma roda de conversa para suscitar temas que os alunos queiram trabalhar.

Investigação científica – momento da pesquisa, propor que os estudantes realizem.

edição – momento de editar a ideia, envolvendo a obra de arte a ser trabalhada, envolvendo pesquisa, integração, imaginação, análises e práticas, construção de produtos - sínteses dos estudos.

Processos criativos – pesquisa, criação, integração, imaginação, análise e prática, construção de produtos - sínteses dos estudos.


Opcional:

Intervenção e mediação social – reflexões acerca da contemporaneidade, das múltiplas realidades dos estudantes, busca pela solução de problemas, melhoramentos, visitas ou intervenções e mediações da e / ou na comunidade.

Comunicação – momento de apresentação das sínteses, da obra de arte, quais caminhos escolheram, sugestões, entre outros.

Empreendedorismo – como chamar a atenção da comunidade para se envolver com a escola, como apresentar o produto - síntese, a apresentação do produto em si. 


Opcional:

- aulas específicas dos componentes – (quando o período da aula for maior que uma aula (50 min). O ideal é que ocorram momentos durante esse período (semanas ou mais) tanto para a integração quanto para aulas específicas). 

- quais conhecimentos específicos de cada área serão tratados nesta aula.


- quais possíveis reverberações para aulas futuras.


“professor, sobre o item comunicação, não precisa ser uma mega apresentação (a cada aula), mas a comunicação do processo e da produção deve existir, para que ocorra produções e pesquisa de forma colaborativa entre os estudantes.”


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