• contato@artesintegradas.com.br
  • (62) 98212-9604
News Photo

Como Planejar a Integração Artística

Seguem os dez passos para a integração, a instrução apresentada é para o grupo de professores que irão trabalhar o processo, por isso está no plural, lembrando que estes passos estão orientando o processo de planejamento dos professores e não a aula em si.


1 – Levantem um tema, problema, conceito, questão ou ideia. Lembrem-se: não pode ser nada específico, pois dificulta o trabalho de integração, deve ser algo amplo e geral, busque as necessidades de sua comunidade escolar ou a de seus alunos. 


2 - Selecionem a Arte (música, teatro, dança, artes visuais) e qual obra de arte poderá dialogar com o trabalho. Como a Arte e a obra de arte podem nortear os trabalhos e como elas apresentam seus materiais artísticos e elementos constituintes, como ela pode caminhar, percorrer, propor arranjos, tecer como pesquisa, como forma de investigar os problemas que surgirem, direcionando as outras áreas. 


3 - Façam uma lista de possibilidades que podem ser trabalhadas com o tema, problema, etc. e a Arte e obra de arte escolhidas.


4 - Encontrem as possibilidades nas suas áreas específicas, busquem o aprofundamento. Este é o momento das especificidades dos componentes.


5 - Busquem conexões entre vocês e com os outros que vocês escolheram trabalhar.


6 - Encontrem outras dimensões e referências que vocês podem trabalhar.


7 - Não esqueçam de observar o documento curricular de sua região, o que cada área pode contribuir - competências, habilidades, etc. 


8 – Objetivos, métodos, metodologias, conceitos, conhecimentos, técnicas, elementos constituintes, etc. destaque por quais pontos de contatos vocês podem se conectar.


9 - Usem a imaginação, as metáforas, o poético, o estético e deixem a criatividade acontecer. 


10 – Apresentem as sínteses: produtos finais ou processos de integração, as reflexões e análises, anotações, etc. sejam cadernos, produtos finais em uma feira cultural ou não, é preciso mostrar a integração e as conexões realizadas durante os trabalhos.


Compartilhar Artigo

Comentário