• contato@artesintegradas.com.br
  • (62) 98212-9604
News Photo

Para Entendermos bem o Conceito

As Artes Integradas são: 

"Elas são uma abordagem metodológica ou de ensino que utiliza a Arte como forma de pesquisa de mundo, que integram, em um processo criativo, conhecimentos entre a Arte e outras áreas de conhecimento de forma equitativa, promovendo a construção de conhecimentos integrados em ambas. Elas primam pelo conhecer e aprender pelos sentidos, permitindo que os estudantes construam e demonstrem suas aprendizagens, comunicando suas sínteses por meio de produções que se amparam na e pela Arte".

Para entender bem o conceito: 

As Artes Integradas podem ser consideradas como uma abordagem metodológica ou educacional conforme o grau maior ou menor de compreensão dos conceitos-paradigmas (inter e transdisciplinaridade, pensamento complexo e sistêmico, multidimensional e multirreferencial). Elas se pautam no ideário do integrar, conectar, interligar e relacionar de forma equitativa a Arte e outras áreas de conhecimento, ou seja, não há hierarquia entre os conhecimentos, todos são importantes de igual modo. Elas interligam os elementos das disciplinas envolvidas como: conhecimentos, habilidades, princípios organizadores, conceitos, conteúdos e metodologias, etc., a fim de promover a construção de conhecimentos e aprendizagens integrados. Elas também prezam pela ampliação da aprendizagem pela exploração sensorial (pelos sentidos), pela experiência real, aquela que se conecta às aprendizagens prévias, passadas às experiências presentes, gerando aprendizagens significativas e que não terminam em si mesmas, mas reverberam para experiências e aprendizagens futuras. Esta experiência real e significativa é direcionada pelo artístico, estético e poético que trazem elementos que expandem a experiência e sensações para além do que é proposto nas aprendizagens tradicionais como ouvir e ver. 

As Artes Integradas permitem que o estudante se conscientize da construção de suas aprendizagens, pois durante esse processo ele consegue perceber as relações que são estabelecidas permitindo-o realizar suas próprias conexões, ou seja, ele consegue apresentar compreensão do que aprende e mostra por meio de sínteses. Estas são o resultado das investigações realizadas durante o processo e podem ser apresentadas como as conexões, processos criativos e produções. Dentro deste processo os sujeitos envolvidos perpassam pelo seguinte processo metodológico: inscrição das ideias, edição das ideias e processos e comunicação de suas sínteses (suas aprendizagens) por meio de produções que se amparam na e pela arte. 

As Artes Integradas são um processo complexo e amplo. A complexidade que as envolve mostra que elas estão longe de ser uma mera ação polivalente. Elas são um processo sério, em que a arte é o eixo que conduz o processo, a pesquisa e o trabalho colaborativo entre professores e alunos. A arte se amplia como prática artística relacional e forma de pesquisa, é por ela que as investigações acontecem nesse processo, porque elas são, em sua essência, interdisciplinares, dialogam com o histórico, o cultural, a humanidade, os sentidos, significados, metáforas, sentimentos, os próprios materiais e técnicas da obra de arte, as formas de pensar, ver e traduzir o mundo, etc. 

Todos esses pontos direcionam a pesquisa no processo e trazem uma amplitude que deve tocar o contexto dos sujeitos envolvidos, e promover uma relação de reflexões e diálogos entre conhecimentos e experiências prévias, o tempo presente e a realidade dos sujeitos.  É nesta prática e reflexão que as aprendizagens são geradas. 

Outro ponto importante, é o processo metodológico que nela contém:  a inscrição, edição e comunicação. Este processo apresenta um caminho de como realizar a integração artística, projetando a formação integral dos sujeitos. Ele proporciona, conforme Eisner (2002), um ciclo do desenvolvimento intelectual e o vir a ser de um indivíduo diante da sociedade. O movimento se constitui em ter, ou ideias, ou imagens, ou problemas e inscrevê-los, anotá-los para não esquecer e para ter uma noção prévia do que se tem da questão. Seguindo o processo, após a inscrição, há o processo do desenvolvimento e edição das ideias, é neste momento que acontecem as relações e integração. É na edição que a pesquisa e interação entre os conhecimentos acontecem, ampliando a ideia e encontrando novas possibilidades. Para Eisner (2002), a comunicação para um grupo (escolar, acadêmico, comunidade, etc.) é muito importante, porque é nesse processo de comunicar as ideias é que o sujeito se torna parte do mundo, colocando seu processo e produto à mostra, o que possibilita para que haja trocas e novas e futuras edições da ideia. Um processo que proporciona percepção de mundo, aprendizado, amadurecimento intelectual e protagonismo dos estudantes.



Para mais informações, leia:

EISNER, Elliot, W. Arts and the Creation of Mind. New Haven & London: Yale University Press, 2002.  ISBN: 0-300-09523-6.

Elliot, W.   O Que Pode a Educação Aprender das Artes Sobre a Prática da Educação? Stanford University, Estados Unidos, Currículo sem Fronteiras, v.8, n.2, pp.

5-17, Jul/Dez 2008. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/eisner.pdf  

FARIA, Aline Folly. Artes Integradas: características das práticas desenvolvidas em escolas de Goiânia. Goiânia, 2009. Disponível em: 

http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/2716/1/Dissertacao_Mestrado_Aline_Faria.pdf  


E AÍ? O QUE ACHOU DAS ARTES INTEGRADAS? 

DEIXE SEU COMENTÁRIO VIA FACEBOOK LOGO ABAIXO.

Compartilhar Artigo

Comentário