• contato@artesintegradas.com.br
  • (62) 98212-9604

Possibilidade de Aula com Artes Integradas

(Possibilidade de) estrutura para a aula de artes integradas


Título

Apresentação do trabalho

(Ideia, os conhecimentos envolvidos, possibilidades de desenvolvimento, tempo/período, artistas, quais relações com a comunidade fora da escola, objetivos e metodologias).


A aula

A proposta desta aula pode ser desenvolvida em um dia de aula (50 min.) ou em um período de uma semana ou mais, conforme sua complexidade.


(O que será trabalhado nessa aula, de qual sequência ela ‘pode’ estar vindo, ou não, objetivo, quais conhecimentos envolve, os diálogos que vocês se propõem fazer entre os pares, entre metodologias, conceitos, habilidades, competências, entre as áreas, sendo que não é necessário trabalhar todos esses elementos, vocês vão escolher por quais querem trabalhar. Metodologia escolhida, qual obra de arte e ou artista irão trabalhar).


Lembrem-se:

- criem um tema ou problema e registre em algum lugar (caso exista uma aula pronta que vocês irão trabalhar a partir dela registre as ideias principais) – analise o que a envolve.

- façam uma lista de possibilidades que podem ser trabalhadas com o tema ou problema.

- veja como a arte pode dialogar, caminhar, percorrer, tecer como pesquisa, como forma de investigar os problemas que surgirem.

- encontrem as possibilidades nas suas áreas específicas, busquem o aprofundamento.

- busquem conexões entre o grupo e as áreas que vocês escolheram.

- busquem encontrar diferentes dimensões e referências (morin, 2004) sobre o assunto a ser trabalhado.

- observem o documento curricular de cada área para ver as contribuições - competências, habilidades, etc.

- busquem dilatar os diálogos com outras áreas de conhecimentos (possibilidades).

- métodos, metodologias, conceitos, técnicas, elementos constituintes, etc.

- destaquem por quais pontos vocês podem se conectar.

- qual e quais objetivos sua aula possui.

- busquem conexões entre vocês e com os outros que vocês escolheram.

- veja como a arte pode dialogar, caminhar, percorrer, tecer como pesquisa, como forma de investigar os problemas que surgirem.

- use a imaginação e deixe a criatividade acontecer.

- busquem conexões entre vocês e com os outros que vocês escolheram.

Seguem as etapas:


Inscrição apresentar ideia, problema, situação, tema, etc. Apresentação para os

Estudantes.

E / ou (são similares)

Investigação científica momento da pesquisa, propor que os estudantes realizem.


Edição momento de editar a ideia, envolve pesquisa, integração, imaginação, análises e práticas, construção de produtos - sínteses dos estudos.

E / ou (são similares)


Processos criativos pesquisa, criação, integração, imaginação, análise e prática,

Construção de produtos - sínteses dos estudos.



Opcional:

Intervenção e mediação social reflexões acerca da contemporaneidade, das múltiplas realidades dos estudantes, busca pela solução de problemas, melhoramentos, visitas ou intervenções e mediações da e / ou na comunidade.

Comunicação momento de apresentação das sínteses, quais caminhos escolheram, sugestões, entre outros.

E / ou (são similares)

Empreendedorismo como chamar a atenção da comunidade para se envolver

Com a escola, como apresentar o produto - síntese, a apresentação do produto

Em si.



Opcional:

- aulas específicas (quando o período da aula for maior que uma aula (50 min). O ideal é que ocorram momentos durante esse período (semana ou mais) tanto para a integração quanto para aulas específicas).

- quais conhecimentos específicos de cada área serão tratados nesta aula.

- quais possíveis reverberações para aulas futuras.


“Professor, sobre o item comunicação, não precisa ser uma mega apresentação (a cada aula), mas a comunicação do processo e da produção deve existir, para que ocorra produções e pesquisa de forma colaborativa entre os estudantes.”


“Não esqueça de apresentar o que é o produto final ou parte dele para que o professor que irá ler sua aula possa ter uma ideia do que seja sua proposta. (tire foto, etc.)”.